terça-feira, 31 de março de 2009

COMO TRABALHAR O TEMA ÁGUA


Sugestões de conteúdo/série que oferecem a possibilidade de refletir sobre as questões ambientais relacionadas aos aspectos que envolvem água

Professora Fátima – EMEF João Darcy Rheinheimer – História
Pré-história, Colonização do RS (5ª série – 6º ano)
Civilizações Antigas e Idade Média (6ª série – 7º ano)
Revolução Industrial e Colonização da América (7ª série – 8º ano)
Guerras Mundiais (8ª série – 9º ano)

Professora Tatiana – CAAAK – Arte
Recursos hídricos (município, estado, país e mundo)
Qualidade da água (nos diferentes espaços e sociedades)
Consumo sustentável (histórico, realidade)
Artistas que tratam as questões ambientais
(todas as séries)

Professora Carla – CAAAK – Educação Ambiental
Água disponível no planeta
Qualidade da água nos arroios, técnica dos bioindicadores
(todas as séries)

Professora Cassilda – EMEF Osvaldo Cruz - Ciências
Solo e água (5ª série – 6º ano)

Professora Janaína – CAAAK – Educação Ambiental
Consumo sustentável, desperdício, saneamento básico, saúde
(todas as séries)

Professora Ísis – EMEF Vila Nova - Ciências
Água e solo
(5ª série – 6º ano)

Professora Daniela – CAAAK – Educação Ambiental
Todos os conteúdos, todos os assuntos apresentam relação com o recurso natural: água = preservação, sustentabilidade, importância para a vida
(Educação Infantil a Ensino Médio)

Professor Lúcio – CAAAK – Educação Ambiental
Seres Vivos
Corpo humano
Ecologia
Consumo sustentável
(Todas as séries)

Professora Carla Hax – CAAAK – Educação Ambiental
Consumo sustentável
Qualidade e quantidade de recursos hídricos
(Todas as séries)

Professora Natália – EMEF Anita Garibaldi - Ciências
Análise da qualidade da água com o uso de bioindicadores ecológicos
A química do corpo humano (água no corpo humano)
Análise de impacto ambiental nos corpos d’água
Mapeamento do impacto ambiental
Trilhas ecológicas (a química no ambiente, ciclos de água, carbono, enxofre)
Saída de estudos a ETA Corsan para visualizar as etapas do tratamento d’água
(Todas as séries)

Professora Manuela – EMEF Dona Carolina – Língua Inglesa
Uso de vocabulários e conscientização através de filmes, sem sons ou imagens: o que a imagem ou filme mostra? Buscar então vocabulários deste filme ou imagem.
(Todas as séries)


Professora Lena – EMEF D. Pedro II – Ensino Religioso
Valorização da vida
Água usada nos diversos batismos que conhecemos
A água como purificação
(Todas as séries)

Professora Fernanda – EMEF João Darcy Rheinheimer – Língua Inglesa
Verbos: listar todos os possíveis usos da água, verbos em inglês, construção de frases
Vocabulário: escassez, etc.
Traduzir música água para inglês
(Todas as séries)

Professora Rochele – EMEF Olavo Bilac – Ciências
Água no corpo humano: porcentagem, importância nos processos químicos e fisiológicos, incentivar o consumo de água (e não de refrigerantes)
Água potável: onde se encontra?
Poluição, contaminação e preservação dos recursos hídricos
(7ª série – 8º ano)

Professora Graziela – EMEF Vila Nova – Língua Inglesa
Vocabulário em geral, regras de pronomes indefinidos entre outros, podem ser abordados na conscientização da água em produção de textos
(7ª série – 8º ano e 8ª série – 9º ano)

Professora Bianca - EMEF Machado de Assis – Arte
Artistas contemporâneos que se utilizam de diversas linguagens para criar reflexões no expectador (artes visuais e música)
(6ª série – 7º ano)

Professora Claudete – IEE Olívia Lahm Hirt – Ciências
Hidrografia (5ª série – 6º ano)
Ecologia (6ª série – 7º ano)
Composição hídrica do organismo e sua importância no metabolismo (7ª série – 8º ano)
Constituição química da água e de seu tratamento (8ª série – 9º ano)

Professora Rejane – EMEF Lajeadinho – Arte
Artistas que fazem pensar questões ecológicas como Frans Krajcberg que utilizava a própria natureza como material para confecção de suas obras e questiona os espectadores sobre como a natureza está e o que aconteceu para chegar a esta situação
(6ª série – 7º ano)

Professora Enéia – EMEF Anita Garibaldi – Educação Física
Esportes X práticas esportiva praticada na realidade (contexto) dos alunos
Nadar no rio – doenças transmissíveis
(Todas as séries)

Professora Janaina – EMEF Osvaldo Cruz
Noções básicas de higiene
Hidratação durante a aula
Trabalhar conscientização em relação aos hábitos sociais dos alunos (atividades lúdicas e brincadeiras em geral em rios, praças e espaços sociais dos bairros)

Professora Cris – EMEF Anita Garibaldi – Educação Física
Saúde: hábitos de higiene e hidratação (água potável)
(Todas as séries)

Professora Juliane – EMEF João Darcy Rheinheimer
Hábitos de higiene
Saúde (hidratação após atividades físicas, água potável, até quando?)
(Todas as séries)

Professora Daiana – EMEF Osvaldo Cruz – Arte
Criação de pinturas (quadros) com tinta
(5ª série – 6º ano)

Professora Ana Cristina – EMEF Osvaldo Cruz – Laboratório de Informática
Recursos hídricos do município (invasão espaço do rio) (4ª série – 5º ano)
Aquecimento global (queimadas) (3ª série – 4º ano)

Professora Marilene – EMEF Olavo Bilac – Educação Física
A importância da água para a nossa saúde
Alimentos que tem na sua composição bastante água
(8ª série – 9º ano)

Professora Deisire – EMEF D. Pedro II – Educação Física
Importância da água para o corpo
Coleta de água do arroio, cuidados com o corpo, higiene
Alimentação e hidratação
(4ª série – 5º ano)

Professor Gilcemar – EMEF João Darcy Rheinheimer – Educação Física
Atividades aeróbicas, jogos diversos salientando sempre que 70% do nosso organismo é composto de água e por isso devemos usar adequadamente para que nunca falte
(Todas as séries)

Professora Diego – EMEF Vila Nova – Educação Física
Conhecimento sobre o corpo: questão da atividade física e hidratação
Pode ser relacionado a questões climáticas (frio/calor, seco/úmido)
Perda de líquido/perda de peso
Esportes aquáticos praticados na região (canoagem/rafting)
Água como fonte de recreação (Rio Paranhana – usar ou não?)
(6ª série – 7º ano)

Professora Aline – EMEF Machado de Assis– Educação Física
A importância da hidratação durante a aula de Educação Física
Noções básicas de higiene
(5ª série – 6º ano)

Professora Estella – EMEF Machado de Assis – Arte
Pré-história (arte pré-histórica, nomadismo, primeiras manifestações artísticas, água, fogo) (5ª série – 6º ano)
Arte indígena – Descobrimento do Brasil (primeiros povos) – a importância da água para o indígena (6ª série – 7º ano)

Professora Iara – EMEF Lajeadinho – Educação Física
Higiene corporal
Quantidade de água no organismo (necessidade, importância)
Esportes aquáticos (doenças)
(Todas as séries)

Professora Ana Paula – EMEF Osvaldo Cruz – Educação Física
Ingestão de líquidos durante as atividades físicas e a importância da água limpa
Prática de atividades aquáticas em que tipo de ambientes
(Todas as séries)

Professora Larissa – EMEF João Darcy Rheinheimer – Laboratório de informática
Webquest sobre diversos assuntos integrados.
Aulas, passeio e registro do mesmo no blog da escola, com observações pessoais do meio ambiente e soluções do que fazer
Pesquisas e contato com email com outras pessoas ou Ongs sobre as realidades locais
Registro fotográfico das ações dos alunos nos projetos deste ano com relação ao meio ambiente e divulgar ações conscientes
(Anos iniciais)

Professora Fátima – EMEF Bairro Moinho – Educação Física
Higiene corporal
Tipos de água que bebemos
Hidratação do corpo
(7ª série – 8º ano)

Professora Sonia – EMEF Bairro Moinho – Laboratório de Informática
Água como meio fundamental de sobrevivência
Transporte: ontem e hoje
Preservação – descuido (descaso)
(Anos Iniciais)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário