Sugestões da professora Flora Zelter – coordenadora geral do Pró-Sinos
Reciclando atividades em educação popular
A seguir, apresentamos sugestões de atividades que poderão ser desenvolvidas com educandos de qualquer idade e que poderão ser trabalhadas em diferentes segmentos da comunidade, através de eixos temáticos
Nesta proposta de Educação Popular, trabalhamos como não poderia deixar de ser, com os dois tipos de Educação Ambiental:
Educação Ambiental não formal e formal.
Em relação a Educação Ambiental Formal, em relação às atividades nas escolas fundamentais, não seguimos a tradicional separação das atividades por série e/ou disciplina porque compreendemos a educação ambiental como tema transversal, multi e interdisciplinar e, assim entregamos ao educador a tarefa de articular os conteúdos e atividades sugeridas à realidade de sua classe.
Optamos por apresentar objetivos e atividades agrupadas em quatro blocos temáticos
1. O meio ambiente precisa ficar inteiro;
2. Se a natureza não produz “lixo”, o que é “lixo” afinal?
3. Resíduos sólidos “lixo”: uma responsabilidade coletiva e pessoal;
4. Começando a se preocupar com o “lixo”
1. O Meio Ambiente precisa ficar inteiro:
Objetivos: trabalhar com a idéia de que o ambiente é uma teia complexa, constituída por elementos oriundos da natureza e da ação humana (antrópica).
Nota: sugerimos como instrumento motivador, inicialmente, fazer a apresentação do DVD “as 4 Ecologias de Leonardo Boff ( um vídeo de Adriana Miranda) e a seguir desenvolver as atividades
1.1. Atividades
1. Pedir aos educandos que se expressem, através de frase, desenho, texto, música, expressão corporal etc. sua compreensão a respeito dos elementos que formam o meio ambiente. Oportunizar 5 minutos para a execução da tarefa e logo a seguir, após constatar o porquê é importante separar em 2 grupos: 1 grupo: representação abstrata; 2 grupo: representação de todos os elementos que formam o meio ambiente: água, solo, seres vivos (plantas e bichos) e o ser humano
O meio ambiente precisa ficar inteiro
Objetivo; Construir a noção de que o ambiente é uma totalidade complexa...
1. Atividade: o educador poderá orientar a observação e o estudo de um ambiente próximo (sala de aula, escola, bairro, quarteirão etc.) identificando os elementos diretamente oriundos da natureza (ar, energia solar, por exemplo) e os que foram transformados pela ação humana a partir da natureza (folhas de jornal, caderno,...);
2.Objetivo: Identificar problemas ambientais que ameaçam o futuro e que são produtos do consumo humano
Atividade: caminhada observando o ambienta próximo, o que é natural e aquilo que é produto da ação antrópica. Caracterizar e Ilustrar as observações, através de desenhos, frases, legendas, colagem de artigos de jornais e revistas. Debater com a comunidade as observações realizadas; se elas trazem benefícios ou se são problemas ambientais.
2. A Natureza não produz...
1. Objetivo: verificar que não existem resíduos sólidos “lixo” na natureza, mas sim um equilíbrio dinâmico, produzido por uma reciclagem permanente.
Atividade: leitura da realidade local: o lixo é sempre produto do consumo humano
2.Objetivo: Relacionar a produção de resíduos sólidos ao atual modo de vida; discutir os padrões de consumo e o modo como foram formados
Atividade: Pedir que cada educando relacione os diferentes materiais encontrados na lixeira de sua residência às necessidades humanas por eles atendidas e ao modo como foram produzidas.
Por exemplo:
LIXO
PRODUÇÃO
NECESSIDADE QUE GEROU O CONSUMO
CASCAS DE LEGUMES
AGRICULTURA
ALIMENTAÇÃO
TUBO DE PASTA DE DENTES
INDÚSTRIA
HIGIENE PESSOAL
PONTAS DE CIGARRO
AGRICULTURA E INDÚSTRIA
VÍCIO DE FUMAR
Comparar os quadros elaborados pelos educandos/alunos. Quando a comunidade escolar for muito homogênea, comparar com quadro elaborado com elementos que indiquem condição social diferente. A seguir debater as necessidades humanas produzidas pelo atual modo de vida, a partir da observação dos meios de comunicação (propagandas, novelas, programas infantis etc.)
2. Objetivo Verificar que as atividades realizadas pelo ser humano para satisfazer suas necessidades consomem recursos naturais e geram diferentes tipos de resíduos.
Atividade: Visitar locais como, por exemplo, uma fábrica, um escritório e um serviço de saúde, observando o tipo de resíduos produzido em cada local e entrevistar os profissionais que lá trabalham.
Investigar quais foram os recursos naturais utilizados para a realização das atividades, e se cada recurso é ou não renovável.
Pedir ao educando/aluno que faça uma entrevista com o responsável, perguntando que tipo de “lixo” é produzido em seu local de trabalho e se há algum procedimento Para separá-lo.
3. Objetivo: verificar que a natureza não consegue reintroduzir facilmente em seus ciclos muitos dos materiais existentes nos resíduos gerados pelas atividades humanas.
Atividade: leitura de gráficos, tabelas onde consta o tempo de decomposição de, por exemplo, plástico, vidro, papel, semente etc.
3. Objetivo: explorar os significados literal e simbólico das palavras: “Lixo” e Resíduos Sólidos.
Atividade: Informar aos educandos que cada pessoa produz de ½ a 0,8 no máximo 1 Kg de “lixo” por dia e pedir que eles façam um levantamento do que jogam fora e por que jogam.
Pedir aos educandos/alunos o que gostariam de ” jogar fora no lixo”. Pode ser montado um mural em forma de lixeira, onde cada aluno coloque palavras ou desenhos representando o que gostaria de jogar fora,mostrando aos demais que o que é lixo para um, pode não ser para outro.
4. Objetivo: Identificar e combater preconceitos em relação ao “lixo” e aos trabalhadores que lidam com ele.
Atividades:
1. Pedir aos educandos que observem o fato de o “lixo” ser quase sempre colocado em lugares escondidos da casa, escola e cidade. Debater por que procuramos afastar dos olhos e da convivência tudo o que é ou está para se tornar terminal (“lixo”, morte, velhice, doença, etc...);
2. Orientar a dramatização de situações que evidenciam os preconceitos em relação aos garis, serventes, empregados domésticos e outros profissionais encarregados de tarefas que, no passado brasileiro, eram realizadas por escravos.
3. Resíduos sólidos uma responsabilidade coletiva e pessoal
1. Objetivo: Construir a noção da importância de tratar adequadamente o “lixo”, através da identificação dos problemas por ele causados.
Atividade: Orientar a identificação de problemas que podem ser provocados pelos resíduos sem tratamento adequado (saúde,proliferação de ratos etc); buscar dados em jornais, revistas e especialmente entrevistas e palestras com profissionais da saúde, meio ambiente e outras especializações.
Nas escolas os alunos poderão fazer dramatizações e apresentação de trabalhos.
2. Objetivo: Investigar o que acontece com o “lixo“ na escola, no bairro, no quarteirão, no município;
Atividade: Entrevistar responsáveis pela limpeza da escola e do bairro por município identificando problemas e possíveis soluções.
2. Objetivo: Valorizar profissionais que cuidam do “lixo”.
Atividade: Estabelecer coletivamente, regras para a manutenção da limpeza da sala de aula, da instituição, da secretaria e outras como um todo.
3. Objetivo: Criar situações que favoreçam o comprometimento das pessoas co os espaços coletivos.
Atividades: Estimular a conservação da limpeza através de cartazes, slogans, gincanas etc. Entrevistar moradores da comunidade, levantando os problemas relacionados ao serviço de limpeza urbana e rural, identificando meios concretos para solucioná-los (por exemplo, onde deverá ser realizada a coleta ou aumentar a sua freqüência,onde instalar novas caixas coletoras e outras ações). Encaminhar levantamento à autoridade responsável.
4. “LIXO” preocupação constante
1. Objetivo: Identificar a coleta seletiva, a reutilização, a reciclagem e a compostagem como práticas alternativas que diminuem os problemas provocados pela falta de cuidados com o “lixo”.
Atividades:
1. Entrevistar trabalhadores (catadores, garrafeiros, sucateiros, aparistas etc.) que realizam a separação e/ou comercialização de materiais recicláveis, investigando o que acontece com cada tipo de material;
2. 2. Visitar indústrias ou usinas de reciclagem existentes na região;
3. 3. Visitar artesãos ou lojas que trabalhem com materiais reaproveitados;
4. Organizar problemas matemáticos que permitam calcular a dimensão do problema e a economia de recursos naturais obtidas através da reciclagem da alguns materiais
2. Objetivo: Estimular novas atitudes diante do “lixo”, através da prática da coleta seletiva, reutilização, reciclagem e compostagem.
Atividade: Utilizar materiais diversos na realização de atividades lúdicas e/ou didáticas, tais como: tampinhas de refrigerantes para construir instrumentos musicais; para dar noções de número, unidade, dezena, conjunto; tampinhas ou botões para fazer jogos; transformar latas usadas em pequenas lixeiras ou porta-lápis; fazer bonecos, fantoches, murais, cenários; peças artísticas, comércio de resíduos sólidos, roupas e outros.
3. Objetivo: Utilizando o papel reciclado, confeccionar um livro de registro das experiências da turma.
Atividade:
1. Organizar campanha para recolher e doar livros usados à biblioteca da escola, do bairro ou municipal
2. Organizar a coleta seletiva na comunidade escolar (ver anexo 04)
3. Reciclar papel usado, artesanalmente (ver anexo 5);
4. Fazer uma composteira (obter orientação técnica)
4. Objetivo: Divulgar, junto às famílias, entidades locais, comércio, indústria e outros tudo o que foi aprendido no Coletivo Educador sobre Resíduos sólidos e Orgânicos.
Atividade: Orientar a elaboração de pequenos textos e/ou ilustrações, cartazes, desenhos, músicas e outros recursos que permitam a divulgação, junto á comunidade de tudo o que aprenderam.
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